Vinho ultrapassa sol e mar como maior
atributo turístico de Portugal
Nem sol, nem
mar. O maior potencial turístico de Portugal e o produto que deve ser divulgado
a nível internacional para vender o país como destino é o vinho. Num inquérito
conduzido pelo IPDT, Instituto de Turismo, 37% dos operadores estrangeiros
questionados dizem que este é o melhor argumento de promoção do país fora de
portas, e 31% dizem mesmo que associa o vinho ao turismo nacional.
Em 2012,
este produto só era relacionado a Portugal por apenas 7% dos inquiridos e, um
ano antes, por 10%. Destronados, o sol e o mar captam, agora, o interesse de
17% dos especialistas (37% em 2012 e 45% em 2011).
António
Jorge Costa, presidente do IPDT, explica que este resultado é o fruto de uma
“qualificação do destino que os empresários do sector têm vindo a desenvolver,
tal como os próprios decisores políticos”. “Não podemos esquecer que o sol e o
mar continuam a captar a grande fatia dos turistas que nos visitam, mas são
visitantes sazonais”, disse ao PÚBLICO, acrescentando que são precisos produtos
complementares.
“Temos visto
o sucesso que o Porto e Lisboa têm tido no segmento das viagens city break [de
curta duração]. Estas respostas também são o resultado de novas apostas e
conceitos associados ao design e aos produtos gourmet”, sublinha.
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