segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Factor económico no País


Não há dúvida que o turista viaja para melhorar a sua qualidade de vida e isso é perfeitamente compatível com os interesses económicos locais de pequena escala. As motivações do turista de hoje assentam essencialmente em novos interesses "não-materiais", como a cultura, a natureza e o lazer  turismo participativo. Assim as propostas a desenvolver devem adaptar o produto turístico (conjunto de serviços e recursos) ao mercado. A sazonalidade perdeu espaço a favor das férias frequentes e especializadas durante todo o ano numa atitude de exigência, qualidade e consciência ambiental. Procura-se igualmente evitar a dependência face aos operadores exteriores que impõem as suas regras e cujas políticas comerciais agressivas raramente vão ao encontro das necessidades económicas e conservacionistas da comunidade local. Portugal é um espaço reconhecidamente diversificado o que possibilita uma grande diferenciação de propostas no sentido de melhorar e optimizar a oferta para atender a pequenos grupos.




O turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia portuguesa
em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego.
Trata-se de um sector em que temos
vantagens competitivas claras como sucede com poucos outros. Está a ter lugar uma grande
aposta no turismo por parte do Governo e dos empresários do sector.
Depois de ter fechado 2013 com crescimentos recordes em receitas e dormidas, o sector do turismo volta a surpreender pela positiva. De acordo com os dados da actividade turística divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro mês de 2014, a hotelaria registou 1,7 milhões de dormidas, uma subida homóloga de 10,1% e mais 8,6% face a Dezembro do ano anterior.

Efeitos económicos no turismo


O principal benefício do turismo é o lucro que traz para a área local e regional. Mas o fardo fi-nanceiro suportado por uma comunidade para construir e manter uma indústria de turismo também deve ser considera-do. O desenvolvimen-to do turismo também causa para suas comunidades a invasão de empresas de fora, que prestam serviços para turistas ricos, tirando lucros maiores da população local.


Sem comentários:

Enviar um comentário